quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SAÚDE

Entidades médicas discutem proposta de remuneração

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, regional Nordeste, Edson Gutemberg, viaja amanhã a Maceió (AL), onde participará de reunião da Comissão de Entidades Médicas do Nordeste a fim de discutir a remuneração dos médicos na rede pública de saúde.

A intenção é implantar também no Sistema Único de Saúde (SUS) a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) existente para os planos de saúde, a qual determina os valores dos procedimentos. De acordo com Edson Gutemberg, como a medida trará impacto ao orçamento de Estados e municípios, a proposta é começar no patamar de 50% dos valores estipulados pela CBHPM, com aumento gradativo até chegar ao preço total.

Atualmente, o SUS paga R$ 10,00 por consulta, enquanto a CBHPM estipula o valor de R$ 42,00. "As categorias vão se unir em torno de uma proposta que acabe com a tortura sempre que vamos negociar a remuneração dos médicos", diz o presidente da Fenam/NE.

O resultado da reunião da próxima sexta-feira será levado ao Fórum das Entidades Médicas do Nordeste, no dia 6 de março, em Fortaleza. A intenção é que a proposta seja implantada em todo o País. A remuneração dos médicos tem sido o desencadeante das crises na saúde em vários Estados nordestinos, incluindo o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário