segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mossoró

De dois mil jovens alistados apenas 100 são selecionados


Os jovens do sexo masculino que pretendem se alistar no Serviço Militar obrigatório devem ficar atentos ao período de inscrição. Os nascidos em 1991 que completam 18 anos em 2009 podem realizar o alistamento até o dia 30 de abril deste ano. Aqueles que completam a idade exigida apenas em dezembro ou mês posteriores ao prazo de alistamento também estão aptos a se alistarem no Serviço Militar. "É importante informar aos jovens que o alistamento é feito pelo ano de nascimento e não pelo mês. Então quem completa 18 anos só em dezembro, por exemplo, e acha que não pode se alistar até 30 de abril está enganado, pode sim", alerta o delegado da 4ª Delegacia do Serviço de Alistamento Militar, capitão José Feitosa Neto.

Aqueles que perderem o prazo estipulado para o alistamento só poderão regularizar a situação em dezembro de 2010 e estarão sujeitos à multa no valor de R$ 1,38.

No ato da inscrição, o jovem deve apresentar a documentação exigida como, Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identidade. Após o alistamento, o jovem será encaminhado para a seleção que ocorrerá em setembro na sede do Tiro de Guerra, na Avenida Rio Branco. Já aqueles que são reprovados nessa etapa recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Segundo capitão Feitosa, em Mossoró, em torno de 2.300 jovens efetuam o alistamento dentro do período, mas desse total apenas 100 homens são selecionados. Durante o prazo de alistamento o número de inscrições é de 65%. Já anualmente são convocados 97 mil candidatos.
O ingresso no Serviço militar depende do perfil do candidato para desempenhar as funções exigidas nos quartéis. Para o capitão Feitosa, além da hierarquia e disciplina, o aprendizado proporcionado aos jovens pelo serviço militar é muito compensador. "É uma escola a mais para os candidatos. Eles aprendem a cumprir horários, a se exercitarem, entre outras vantagens", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário