sábado, 28 de março de 2009

Forró Balança Brasil ( Lança seu 1º DVD )


O " Forró Balança Brasil " lança seu primeiro DVD em brasilia, no parque de exposição de São Sebastião-DF um show com 10 mil pessoas ...Realizado no 10° carnaforro
é um evento realizado todos os anos pela equipe sardinha produções e eventos, e Administração regional de São Sebastião-DF
administrador Alan Valline, depois do lançamento do 1º DVD do grupo Forró Balança Brasil.

nos do blog fizemos varias perguntas ao vocalista : André Soares sobre o que ele ta achando depois desse 1ºDVD Lançado !
André Soares :
um sonho realizado eu só tenho a agradecer primeiramente a DEUS depois a todos que ajudaram a essa conquista,que todos que adiquirirem o CD e DVD gostem pois foi feito com muito carinho pra todos.

Blog :

você acha que o objetivo do grupo esta completo e você acha que isso foi o mais dificil de concluir ?

André Soares :

acho que o grupo estar bem no momento não temos planos de fazer modificações,


Blog :

Mais tudo pra vocês melhorou depois de tantas batalhas e lutas pra formar o grupo " Forró BalançaBrasil?

André Soares :

bom temos planos pra aprimora a estrutura do grupo com envestir em equipamentos para ficar mais bonito a apresentação em nossos shows.

Blog :

Pra finalizar o que você tem a dizer as pessoas que ajuda a vocês a divulgar os sucesso de vocês em todos os lugares ?


André Soares :
so agradecer a Deus por colocar essas pessoas especias pra nos dar mais força de vontade pra trabalharmos, essas pessoas como nosso patrão zeca da panificadora agrovila nosso amigo Miltom tambem nosso amigo Valtim e nosso amigo Sardinha todos aqui em brasilia.
e como não poderia de deixar de agradecer a uma pessoa muito epecial pra nos no Rio Grande do Norte na Cidade de Caraúbas nosso amigo Paulo Roberto Sonoplasta da Radio Liderança FM pela ajuda em divulgar as nossas músicas e o nosso trabalho.

Blog:

o que você tem a dizer sobre nosso blog ?

André Soares :

bom no momento pra gente ta sendo uma boa oportunidade de estarmos divulgando o nosso trabalho e é um trabalho muito legal pois assim muitas pessoas pode conhecer muito mais sobre o tarbalho que é levado a serio do nosso amigo Paulo Roberto

Blog :

Obrigado a gente agradece a você sempre estaremos aqui pra divulgar vocês !

André Soares ;

Obrigado

RN é referência regional no combate à doença

Por ter sido considerado recentemente como área de risco médio da febre aftosa, o Rio Grande do Norte foi escolhido como referência para estados vizinhos que ainda não conseguiram a mudança de status, casos da Paraíba, Piauí, Alagoas e Ceará.

Na última quarta-feira, durante reunião do Circuito Pecuário do Nordeste, que reuniu representantes dos Estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Alagoas e Ceará, o próprio secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, que participou do encontro em Fortaleza, avalizou a experiência potiguar.

"As ações do Rio Grande do Norte devem ser vistas como exemplos para os demais estados nordestinos.

O trabalho feito lá é importante para influenciar os vizinhos, além de muito em breve fazer daquele estado área livre da aftosa", disse Inácio Kroetz.

Na reunião, o diretor-geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), Romildo Pessoa, fez uma apresentação demonstrando as ações adotadas pelo Governo do Estado para o alcance das metas exigidas pelo Ministério da Agricultura. Ficou estabelecido que os demais estados vão elaborar um cronograma de ações para que também consigam acabar com as restrições sanitárias que impedem a comercialização da carne para outros países, por exemplo.

"Nossa apresentação foi muito elogiada e ouvimos dos representantes dos outros estados o real interesse em seguir nosso exemplo, principalmente, o Ceará e a Paraíba. Os secretários de Agricultura de lá se comprometeram em adotar medidas imediatas para iniciar o processo", afirmou Romildo Pessoa.

Professores encerram greve no município de Areia Branca

AREIA BRANCA - O ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino voltará à normalidade a partir da próxima segunda-feira, 30, com o fim da greve dos professores que durou mais de 20 dias.

Na quarta-feira, 25, durante uma assembleia geral da categoria, convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca, parte dos educadores resolveu retornar às atividades, enquanto o restante concordou em reassumir suas funções em sala de aula no início da próxima semana.

A informação sobre o fim do movimento grevista no âmbito da educação municipal foi prestada pelo próprio presidente da entidade sindical, José Pedro Neto.

Ele disse à imprensa local que mesmo os educadores retornando às salas de aula, o diálogo com o Executivo continuará. Entre as reivindicações pleiteadas pelo sindicato, está a implantação do piso salarial nacional dos professores, no valor de R$ 950, instituído pelo governo federal.

O prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), contestou algumas alegações feitas pelo sindicalista no decorrer do movimento, afirmando que da sua parte, sempre esteve aberto ao diálogo e atendeu a todos os pleitos reivindicados pela categoria.

Com relação ao novo piso salarial dos professores, o governante disse que era impossível (e o sindicato sabe disso) fazer o repasse integral dos valores num momento delicado em virtude das perdas de recursos que o município vem sofrendo nos últimos meses.

Ainda com relação ao assunto, o prefeito "Souza" afirmou que o professor não terá perda nenhuma, pois a lei que instituiu o piso salarial de R$ 950 também ampara os governantes quanto à sua implantação, que deve ser adotado gradativamente até janeiro de 2010. "Isso para que não haja um impacto maior na folha de pagamento", reforça.

Negociações devem prosseguir no mês de abril

Mesmo com o fim da greve, sindicato e Executivo devem voltar a se reunir na segunda quinzena de abril para encaminhar novos pontos de negociações entre as partes.

Diante do acordo, a greve da educação praticamente acabou na quarta-feira. Quem não retornou às escolas naquele dia marcou para a segunda-feira o retorno às salas de aula.

Para o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, a greve dos professores foi parcial, pois muitos educadores não aderiram ao movimento.

"Com os professores que permaneceram em sala de aula buscamos alternativas que fizeram com que o aluno continuasse frequentando a escola", explica.

Segundo Raimundo Lacerda, este ano na rede municipal de ensino foram matriculados quase 4.500 alunos. Além das melhorias em todos os estabelecimentos de ensino antes do início das aulas, a prefeitura adquiriu novos equipamentos para uso dos educadores e distribuiu material escolar com os alunos do ensino fundamental.

Cursinhos preparatórios se mantêm em alta

Os cursinhos de Mossoró não sentiram o peso das palavras do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que admitiu que o governo poderá adiar alguns concursos públicos por conta da crise financeira. O cancelamento seria uma forma de reduzir custos, mas na cidade a febre de cursinhos continua em alta.

Christiani Maria, diretora geral de um cursinho da cidade, conta que a procura por vagas não diminuiu e que cada vez mais alunos estão procurando se organizar para os concursos que virão. "Temos duas turmas para concursos uma à tarde e outra à noite cada uma com 170 alunos e já vamos ter que abrir outra porque a procura não para de crescer", diz a diretora.

Os alunos se mantêm motivados e não perdem o pique fora e em sala de aula. O estudante Miquéias Natan, 19, sequer se importa com a data da prova. "Apesar de não ter saído o edital, estou estudando para os concursos que virão e nada que estudo é perdido, por mais tempo que demore, o aspecto financeiro é bem promissor", afirma o estudante.

Diretores e alunos se mantêm otimistas em relação às decisões do governo e acreditam que a crise financeira não será empecilho para realizações dos concursos.

Unidade Móvel de Mossoró agiliza processos de envolvidos em acidentes

Inaugurada há três meses em Mossoró, a Unidade Móvel de Trânsito tem alcançado bom desempenho e auxiliado o trabalho dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais na resolução dos processos abertos em decorrência de acidentes de trânsito.

Contando com a presença de um juiz de paz, a Unidade é equipada com máquinas fotográficas e computadores. Dispõe ainda de condições necessárias à abertura e à conclusão de um processo.

Esse fator contribui para a resolução de casos em até 40 minutos e diminui o número de processos à espera de conclusão, tornando mais ágil o serviço da polícia.

A média de duração dos processos é de 30 dias, mas existem casos solucionados em menos de 24h, como ocorrências em que os envolvidos no acidente entram em acordo durante a audiência de conciliação e, logo em seguida, é homologado pela magistrada Kátia Cristina Guedes. Até o momento, dos 80 processos abertos pela unidade, 72 já foram arquivados por força de sentença homologatória.

Regulamentado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em Mossoró, o serviço funciona por meio de uma parceria entre o TJ - RN e as Polícias Rodoviárias - Estadual e Federal.

Solicitada através do número 198, a Unidade atende a somente os acidentes sem vítimas, nos casos em que os danos são apenas materiais. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Porém, de acordo com o diretor do Segundo Distrito da Polícia Rodoviária Estadual, capitão Alexandre Gomes, a intenção dos administradores da Unidade é que o serviço passe a ser prestado todos os dias durante 24h.

Adesivo contra dengue já possui registro na Anvisa

O medicamento fabricado por um laboratório italiano, que promete eficácia no combate à dengue, chegou ao Brasil no início deste mês. O remédio é um repelente natural em forma de adesivo e sua principal característica é que ele não contém uma substância conhecida como DEET (dietil-meta-toluamida), utilizada na fabricação de outros repelentes.

Essa substância é agressiva para crianças e gestantes. "Ele não contém o DEET, que é proibido para crianças e gestantes, porque pode provocar irritação na pele e intolerância. No caso de gestantes, ele pode passar para o bebê", informa a farmacêutica da Vigilância Sanitária de Mossoró, Roberta Lícia.

E, ao contrário do que foi informado na matéria publicada no dia 21 de março pelo jornal O Mossoroense, a assessoria de comunicação responsável pela divulgação do novo medicamento informou que ele já possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os interessados podem verificar o registro no site www.anvisa.org.br através dos seguintes passos: área de atuação/produtos para saúde/registro de produtos/consulte os produtos de saúde registrados/pesquisa de produtos para saúde registrados. Basta colocar o número do registro que é 10384899002.

A novidade ganhou o título de repelente natural mais vendido no mundo, mas ainda não há previsão de quando estará disponível para a comercialização nas farmácias da cidade. De acordo com Roberta Lícia, o adesivo promete repelir o aedes aegypti e pode ser colocado na pele ou em outras partes do corpo. Ele cria uma camada repelente de até um metro e o seu efeito dura de seis a oito horas.

A farmacêutica revela ainda que o "Mosquitan" é produzido à base de citronela, uma substância que também está presente em outros produtos para repelir insetos. "A citronela é uma substância retirada de plantas, por isso é considerada natural. A diferença entre o novo remédio e os outros é a concentração da citronela, que é maior nesse adesivo repelente", diz Roberta. Segundo a assessoria, "o produto é considerado correlato, pois não tem produtos químicos. É natural", informa.

Moradores do bairro Aeroporto II reclamam de alagamento nas ruas e temem por surtos de dengue

Os moradores do bairro Aeroporto II estão sofrendo com a falta de infra-estrutura no bairro que se agravou ainda mais com a chegada do período chuvoso. Ruas alagadas, insetos, risco de dengue, são apenas alguns dos transtornos causados, como conta a dona-de-casa Maria Osmilia. "A água empoçada junta mosquito e muriçoca nas casa, ninguém consegue dormir. Além disso, a gente mal consegue sair de casa, eu ainda saio porque mandei colocar um pouco de aterro", explica a moradora.

Na Rua Francisco Sabino da Costa, onde dona Maria mora os moradores tiveram que fazer uma passarela de pedras para conseguir atravessa de um lado para o outro da rua. O filho da dona-de-casa, o agricultor João Cosme reclama da situação. "Quando chove, ninguém consegue sair de casa", revela João.

O presidente do conselho comunitário do bairro, Luiz Aires explica que a água fica empoçada por que a obra de calçamento da rua ficou pela metade. "A água não consegue escoar porque colocaram o calçamento no início da rua no ano passado e não continuaram. Como a parte sem calçamento ficou mais baixa, a água fica presa. Nós já fizemos abaixo assinados, levamos para a secretaria responsável e para a prefeitura e até agora nada", reclama Luiz.

Na Rua José Galdino Cavalcante a situação se repete, mas os prejuízos são ainda mais graves para os moradores. A dona-de-casa Adriana Rússia afirma que o filho de quatro ano já contraiu dengue duas vezes só este ano. "Por causa da água as casa ficam cheias de mosquito, quando chove ninguém sai de casa. Eu e outros moradores estamos procurando casa para sair daqui. Meu filho ficou internado dois dias, pois estava com dengue. Ele quase morria da última vez", afirma Adriana.

O engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETEMA), Yuri Tarso informou que a reclamação dos moradores não chegou ao seu conhecimento. "Nós esperamos que os moradores nos comuniquem para irmos até o local e realizarmos o serviço assim que for possível", afirmou o engenheiro.

Universidade divulga relação de estudantes irregulares no Enade 2008

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por intermédio do pesquisador institucional, concluiu o levantamento de estudantes ausentes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2008).

De acordo com a portaria do Ministério da Educação (Mec), os alunos que constarem nessa relação precisam regularizar sua situação na Universidade. Para isso, a instituição deve inscrever os estudantes irregulares no Enade 2009.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviará, até o dia 29 de maio, as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Ies) efetuem as inscrições dos estudantes habilitados ao exame.

Segundo o levantamento, na Uern foram inscritos 2.133 estudantes dos cursos de Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Dos quais foram selecionados 1.800 a participar do exame.

Desses estudantes que estavam aptos a participar do exame, 1.615 realizaram a prova do Enade em dezembro do ano passado, o que representa um índice de participação de 89,72%, maior que o do ano anterior.

O Enade é um componente curricular obrigatório, portanto os estudantes ausentes estão em situação irregular e impossibilitados de receberem o diploma de graduação. Com exceção para os casos em que os alunos estejam desligados da Uern ou tenham conseguido portaria de dispensa do Mec.

Para acessar a lista de estudantes ausentes e sua respectiva situação de vínculo na Uern, o estudante deve acessar o endereço eletrônico www.uern.br/pesquisador.

Corpo de Bombeiros testa equipamentos de circos diariamente para evitar acidentes

Não há como negar que a magia do circo envolve o espectador em um mundo de alegria, imaginação e encantamento. E para seduzir diariamente sua plateia, palhaços, mágicos, trapezistas, malabaristas dão o melhor de si para oferecer ao público um grande espetáculo. Mas, por trás do picadeiro, uma equipe trabalha arduamente na segurança do local a fim de assegurar que o choro dos espectadores seja somente de tanto rir.

Antes de ser instalado em qualquer local, o circo passa primeiramente por uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros. Uma equipe do 2º SGB de Mossoró vai ao bairro onde está situado o circo para verificar se o lugar está de acordo com as normas de segurança. Somente assim será dado o alvará de funcionamento. Nesses locais públicos, é obrigatório ter extintor e saída de emergência.

O local também passa por uma vistoria realizada pela Cosern para verificar se as instalações elétricas estão de acordo com as recomendações da companhia a fim de evitar acidentes como descarga elétrica ou curto-circuito. "Em todo lugar que vamos, sempre passamos por todas essas vistorias", informa a componente de um circo da cidade, Poliana Campelo.

Além disso, conforme o responsável pelo setor de segurança de um circo instalado em Mossoró, Washington Júnior, diariamente todos os materiais de segurança do circo são revisados por trabalhadores do local. "Verificamos os fios, os suportes, o trapézio, as arquibancadas e os equipamentos de segurança, tudo para garantir o bem-estar dos espectadores", destaca. Ele complementa que, quando um fio ou algum equipamento está desgastado, a direção do circo manda imediatamente trocar o material por outro novo.

Washington Júnior ressalta ainda que a arquibancada também recebe uma atenção especial no quesito segurança, pois, diariamente, ela recebe centenas de espectadores. Ele informa que ela é feita com bancadas duplas que dão suporte aos pés e garantem a segurança dos espectadores, caso aconteça algum incidente.

Poliana Campelo enfatiza que, em sete anos de existência do circo, nunca houve um acidente, mesmo assim, os materiais de segurança são revistados todos os dias, inclusive momentos antes dos espetáculos. "Estamos sempre revistando e renovando o nosso material. Não podemos descuidar. Afinal, um erro nos espetáculos perigosos pode ser fatal", afirma.

População do Jucuri sofre há mais de um mês com a falta de iluminação

Moradores da comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró, reclamam que as ruas do local estão há mais de um mês sem iluminação. A escuridão ocasiona transtornos aos residentes que trafegam à noite, além de aumentar a insegurança no setor.

De acordo com presidente do Conselho Comunitário, Raimundo Lucas, conhecido como "Galego do Jucuri", o problema afeta com mais rigor as pessoas idosas da comunidade, que coincidentemente moram nas ruas onde a situação é mais grave. "Tem mais de 15 postes sem luminárias, é um perigo para sair à noite com tudo às escuras", afirma.

Galego do Jucuri assegura que há mais de 40 dias enviou um ofício à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) informando sobre o problema e solicitando providências para resolver a questão. Mas até o momento não obteve resposta. "Eles sempre dizem que vão lá e nunca aparecem", diz o morador.

O engenheiro da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Territorial e Ambiental (Sedetema), Yuri Tarso, alega que não recebeu nenhuma notificação sobre o problema da comunidade e soube da situação somente quando a reportagem do jornal O Mossoroense o procurou.

Segundo ele, para poder enviar a equipe à comunidade a fim de solucionar a situação, é preciso primeiramente que o problema seja notificado junto à engenharia da Sedetema. "Os moradores devem ligar para a secretaria, para que seja feito o protocolo e dentro de 48h a equipe irá verificar o que ocasionou o problema", informa.

Cães também podem transmitir leptospirose para humanos

A incidência de leptospirose aumenta muito com o período chuvoso, pois a água das chuvas podem carregar a urina dos ratos contaminada pela bactéria conhecida como leptospira. A leptospirose é uma doença bastante perigosa e pode ser fatal, mas está enganado quem pensa que só os ratos, principais transmissores, podem representar um fator de risco. A médica veterinária Liziane Duarte revela que os animais domésticos, como os cães, também podem ser agentes transmissores da doença para os seres humanos.

A veterinária explica que, se a urina do rato entrar em contato com o alimento ou a água ingeridos pelos animais, da mesma forma que os ratos, os cães podem transmitir a leptospirose. "Se a urina do rato entrar em contato com os restos de alimento dos cachorros ou ainda no recipiente onde se coloca a água, automaticamente, o animal vai adquirir a bactéria", afirma a especialista. Mas, apesar de a principal forma dos cães contraírem a doença ser pela ingestão de alimento ou água, com as chuvas o perigo fica mais eminente.

"A urina dos ratos é carregada pela água na época das chuvas e só o fato de entrar em contato com a pele do cão, mesmo que não esteja lesionada, ela consegue penetrar no organismo do animal. A urina do cachorro, então, pode nos contaminar como a urina dos ratos", esclarece Liziane. O período de chuvas pode elevar o número de casos porque a bactéria leptospira é bastante sensível ao sol e a ambiente seco.

Para evitar que os cães adquiram a doença, a única forma é tentar afastar os ratos, evitando deixar sobras de alimento dos animais expostas. "É difícil para o dono saber se o cão está com sintomas da doença, porque ela se manifesta como outra doença qualquer. O cão fica triste, sem apetite, e o dono precisa levar o cachorro a um veterinário para fazer exames de sangue e de urina", afirma a veterinária.

Mas ela também ressalta que os donos não devem ficar preocupados, pois a doença tem tratamento nos animais e não há necessidade de sacrificá-los. Vale lembrar que pessoas que moram perto de parques, fazendas ou reservas ambientais também podem ser contaminadas por animais silvestres e de produção.

Bando é preso após roubar R$ 7 mil em joias

Policiais militares prenderam ontem quatro suspeitos de roubarem um mostruário de joias contendo mais de 600 peças folheadas a ouro e prata avaliado em mais de R$ 7 mil no centro de Mossoró.

Segundo a vítima, a vendedora Aldelita Nogueira da Silva, que estava em sua motocicleta, foi abordada por dois assaltantes numa moto na avenida Campos Sales. Armado com revólver, o carona da moto mandou a vendedora entregar a chave de seu veículo, mas ela se negou. Em seguida, os bandidos mandaram Aldelita Nogueira entregar sua bolsa contendo dois celulares, o mostruário de joias, R$ 200, 00 . Após a recusa da vítima, os assaltantes derrubaram a vendedora da moto e fugiram levando a bolsa com as joias.

A equipe da viatura 216 foi acionada para a ocorrência e, minutos após, recebeu uma denúncia de que suspeitos, com as mesmas características dos assaltantes, estavam numa residência localizada na rua Luís Colono, no bairro Santo Antônio.

No local, foram presos Luan Tavares dos Santos, Jefferson Alisson da Silva, Wenerson Araújo da Silva, e Cícero Juscelino Nascimento.

As joias estavam escondidas dentro de um fogão.

Homem armado com faca e revólver tenta invadir gabinete de reittor da Ufersa

Armado com um revólver, uma faca e com 32 balas calibre 38, Antônio Raimundo de Lucena, 47, tentou entrar ontem no gabinete do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Josivan Barbosa Menezes.

Contido por policiais militares, o invasor aparentava sofrer de distúrbios mentais e se dizia a mando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os agentes da 1ª Delegacia de Polícia, onde o autor do atentado contra o reitor foi autuado, Antônio Raimundo afirmou que havia escrito uma carta para Lula e que o presidente o autorizou a pegar um diploma com o reitor da Ufersa. Logo em seguida, embarcaria em um avião para se encontrar com Luiz Inácio em Brasília.

Ao perceber a presença de um homem armado na Universidade, os seguranças acionaram a Polícia Militar e Antônio Raimundo foi detido.

Josivan Barbosa afirmou desconhecer quem seja o homem e que não foi a primeira vez que Antônio Raimundo tentou falar com ele. "Hoje, novamente, ele voltou com a mesma conversa, querendo receber um diploma", declarou o reitor da Ufersa.

Antônio Raimundo foi levado para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) onde se juntou a mais 20 presos em uma cela projetada para abrigar no máximo 8 detentos.

Presidente do partido da República diz que a crise econômica já tem Reflexos no estado

O deputado federal João Maia (PR) não tem dúvidas que a crise financeira mundial já atingiu o Rio Grande do Norte. Entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), o parlamentar que é o único membro da bancada federal indicado para integrar a Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Econômica na Câmara dos Deputados explicou que a crise atingiu exatamente um dos pontos mais que mais ferem o cidadão. "A crise não é estatística. A crise é quando a gente começa a perder o emprego e ai você tem uma crise de verdade. Hoje, a minha grade preocupação é que as prefeituras e os Estados começaram a sentir a crise muito funda", detalhou.

Na condição de professor de Economia Brasileira há várias décadas, João Maia ressalta que o setor privado é muito cauteloso e quando a crise chega, esse segmento para no sentido de observar o comportamento do mercado. E neste aspecto, acrescenta o deputado potiguar, o setor começa a gastar fazendo obras e assim fazer a economia girar. "Se as prefeituras não podem fazer obras, já que elas estão em estado falimentar, e quando o Estado se reúne e anuncia cortes, então o setor público que era para criar demanda, criando condições para as pessoas comprarem e criar obras para gerar infra-estrutura e emprego em setores diretos e indiretos. E quando o setor público através do Governo Federal começa a se conter e cortar o orçamento, eu tenho uma preocupação muito sério de que o estado dessas prefeituras e dos Estados pode ser um repique sobre a crise", explicou João Maia temendo que o setor público que poderia ajudar o Brasil a sair da crise termine contribuindo para o agravamento do problema econômico.

O presidente do Partido da República no Rio Grande do Norte disse também que vem conversando mais sobre administração do que política com a governadora Wilma de Faria. "A governadora esteve em minha casa em Brasília e nós conversamos longamente principalmente a respeito do governo. Eu apresentei as minhas preocupações sobre a crise que é um problema muito sério e também sobre a questão da segurança", assinalou João Maia informando que durante a conversa foram colocadas prioridades em termos de obras no Rio Grande do Norte e como o seu mandato poderia auxiliar o governo a conseguir recursos provenientes do Governo Federal e mencionou como exemplo a Estrada do Cajueiro que liga Baraúna ao Ceará e outro projetos inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento.

DESCARGA ELÉTRICA

DESCARGA ELÉTRICA - Em Mossoró, o servente de pedreiro Claudino da Silva, 32 anos, que residia na Rua Epitácio Carvalho, 181, no bairro Costa e Silva, morreu instantaneamente ao receber uma descarga elétrica da rede de uma rede de alta tensão de energia que passa pela Rua Mário Paula, no conjunto Vingt Rosado, isso por volta das 8h30 desta sexta-feira, 27.

Segundo contou à equipe de reportagem, um companheiro da vítima, uma displicência teria sido a causadora da tragédia. "Ele estava segurando uma régua dessas de alumínio e ao girar o corpo para um lado, ela bateu na fiação. O choque jogou ele a uma certa distância e já caiu morto", disse. Os profissionais do Serviço de Atendimento Médico Urgente (SAMU) foram acionados, mas ao chegarem no local da ocorrência já não tinha mais nada a ser feito. O cadáver de Claudino da Silva foi removido para o Itep e necropsiado ainda no dia de ontem, em seguida liberado para ser sepultado na manhã deste sábado, 28.

Policia

Soldado da PM morre ao ser atingido com um tiro acidental

ITAÚ - O soldado da Polícia Militar Francisco Regielson Camilo, 28 anos, residente na zona urbana deste município, morreu após ser alvejado acidentalmente com um tiro de revólver calibre 38, que no momento era manuseado por um colega de trabalho, o soldado Santana, que a limpava. A tragédia aconteceu por volta das 10h30 de ontem, 27, no interior do Destacamento de Polícia Militar (DPM) local. Uma pessoa que estava há poucos metros de onde o caso aconteceu, contou à equipe de reportagem ter ouvido o disparo e corrido para ver do que se tratava. "O policial já vinha correndo para fora e chorando, enquanto o outro ficou caído no chão. Ele montou em sua moto e disse que iria se entregar na 3ª Companhia de Polícia Militar (3ª CPM) em Apodi. O capitão PM Silva disse à reportagem que cerca de uma hora depois ter realmente recebeu o policial e o encaminhou para o Quartel do Segundo Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró. Oportunamente, o oficial lamentou a grave ocorrência.

No quartel da PM, ninguém quis falar sobre o ocorrido. A equipe de reportagem tentou um contato com o tenente-coronel Elias Cândido de Araújo, comandante da corporação, mas um oficial de plantão mandou um recado para a guarita do 2º BPM informando que "é algo muito recente e nós não temos orientação alguma para falar sobre isso.
Aguardem até segunda-feira, que o comandante deverá se pronunciar a respeito". Em relação ao soldado Santana, a orientação que a corporação recebeu foi de não fornecer a sua identidade.

Apesar de o acidente ter acontecido ainda nas primeiras horas da manhã, somente por volta das 16h foi que o cadáver de Francisco Regielson foi removido do local para o Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró. A sobrecarga de serviços por parte de uma só equipe de peritos possibilitou que a mesma viajasse para o local quando já eram por volta das 15h.