terça-feira, 15 de setembro de 2009

Trabalhadores realizam parada em defesa do piso salarial da educação

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) realizam manifestações em todo o Estado para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Salarial da Educação, comemorado hoje. Segundo o coordenador de comunicação do sindicato, Rômulo Arnaud, os trabalhadores tentaram pressionar as autoridades para garantir o que está na Lei n° 11.738, que trata do piso salarial.

"Nós vamos protestar contra uma liminar do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que garante aos governadores a utilização das gratificações para efeito de piso no salário dos servidores. Além disso, a liminar não reconhece que 1/3 da carga horária pode ser cumprida com atividades extraescolares", explica Rômulo.

Ainda conforme o coordenador, cada estado decidiu a forma de protestar, na tentativa de fazer com que a lei entre efetivamente em vigor a partir de 2010. "Aqui no RN, nós faremos uma parada que, além de protestar contra a liminar, protesta também contra o não-cumprimento de acordos firmados com o Governo do Estado, durante a última greve", afirma Rômulo.

As reivindicações acordadas com o governo estadual foram a elevação do piso para R$ 712 e o escalonamento do pagamento, respeitando os níveis dos servidores na tabela remuneratória. "Deveria ser respeitada a diferença de 40% do nível médio para o superior. Mas foi prometido para o dia 8 deste mês, e o governo não pagou", garante o representante do Sinte.

Além da paralisação dos servidores do Estado, um ônibus seguirá de Mossoró para a capital, Natal, onde serão realizados vários atos de protesto. Às 13h manifestantes de todo o Estado se reunirão em frente à Praça Cívica, onde serão realizadas apresentações culturais. Às 15h os trabalhadores seguirão em caminhada até a Praça 7 de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa e à Prefeitura.

Para encerrar o movimento, a partir das 17h será realizado um show com Donizete Lima. Os atos terão ainda o apoio da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam) e da Central Única dos Trabalhadores (Cut). "Nós estamos convocando toda a categoria para participar da paralisação, inclusive os professores das escolas municipais, pois também seriam contemplados com as mudanças na Lei do Piso", afirma Rômulo.

SINDISERPUM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) realizará hoje, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), a partir das 9h30, uma assembleia com trabalhadores em educação de Mossoró. Segundo o presidente do Sindiserpum, Gilberto Diógenes, a reunião será para apresentar aos servidores as diretrizes formuladas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para os planos de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário