sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ASSÚ

Prefeito instrui auxiliares para apressar tombamento

Assú - Mediante instrução direta do prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior (PP), o secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luís Dailson Machado, e o diretor-geral do Centro Escolar de Arte e Cultura (Cenec), Gilvan Lopes de Souza, receberam a atribuição de iniciar gestões no sentido de que haja celeridade no processo de tombamento patrimonial da igreja matriz de São João Batista. A igreja se constitui numa das construções mais antigas de Assú, com quase 300 anos.

A intenção do prefeito de agilizar esta medida é para que possam ser encaminhadas mais rapidamente as ações com o objetivo de garantir a completa restauração física do templo - que permanece sob interdição por conta do comprometimento do teto e outras partes estruturais. Na manhã da última quarta-feira os dois representantes do poder público municipal mantiveram contato com este propósito no âmbito da direção da Fundação José Augusto (FJA), em Natal.

A ida de ambos ao órgão que gerencia a política cultural do Governo do Estado foi consequência do diálogo que foi travado a respeito da situação da igreja matriz entre o prefeito Ivan Júnior e a governadora Wilma de Faria. O prefeito explicou que, em virtude da condição laica do poder público, o município legalmente está impossibilitado de investir diretamente na recuperação do prédio. Entretanto, ele reiterou seu compromisso de envidar os esforços possíveis para, pelos caminhos da legalidade, possibilitar as condições para que haja a ação necessária em socorro à igreja matriz local.

Mobilização

Integrantes da comissão que encabeça a campanha intitulada "Salve a Nossa Matriz" têm agendada, na próxima quarta-feira, uma visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal. Com este gesto os membros da comissão esperam sensibilizar os deputados estaduais a serem colaboradores da campanha que tem por finalidade arrecadar fundos para custear os serviços de recuperação estrutural da igreja matriz de Assú. Números ainda preliminares indicam que este investimento pode chegar a R$ 400 mil. A visita da delegação deverá ser reforçada por assuenses que residem na capital do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário