sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Seminário marca filiação de Gustavo Rosado ao PV

Hoje, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Mossoró, será realizado o Seminário Estadual do Partido Verde (PV). O evento será marcado pela filiação do secretário chefe de Gabinete do Palácio da Resistência, Gustavo Rosado à legenda.

Por trás da filiação de Gustavo ao PV consta mais um passo do grupo da prefeita Fafá Rosado (DEM) à independência em relação à senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Desde 2004 a família de Fafá vem assumindo os espaços antes ocupados por Rosalba. Uma substituiu a outra na Prefeitura de Mossoró. Na sequência, o marido de Fafá, Leonardo Nogueira (DEM), foi eleito deputado estadual numa campanha que prejudicou a reeleição da irmã da "Rosa" Ruth Ciarlini (DEM), que atualmente é vice-prefeita de Mossoró.

Agora Gustavo Rosado se filia ao PV com o objetivo de ser candidato a deputado federal. Por ser de Mossoró, ele disputa na mesma faixa do deputado federal Betinho Rosado, cunhado de Rosalba, que só está cumprindo mandato por conta da morte do deputado Nélio Dias em julho de 2007.

Em particular, Betinho não esconde a mágoa que possui de Fafá Rosado que para ele não deu o apoio necessário em 2006.

Em entrevistas a veículos de comunicação próximos aos que ocupam o Palácio da Resistência, Gustavo Rosado afirma que só será candidato se seu projeto não atrapalhar o de Betinho. No entanto, os números mostram que o cunhado de Rosalba precisa melhorar sua votação justamente na cidade administrada pela irmã de Gustavo. Em 2002, Betinho teve 28.702 votos e 2006 teve um crescimento de apenas 7 votos, muito pouco tendo em vista que o eleitorado na cidade cresce ano a ano.

Outro ponto que Gustavo argumenta que sua filiação ao PV é uma estratégia para aproximar a legenda do projeto maior do DEM mossoroense que é eleger a senadora Rosalba Ciarlini governadora do Estado em 2010. Gustavo alega condicionar a ida ao PV ao apoio da prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) a Rosalba.

A prefeita da capital chegou a se reunir nesta semana com Rosalba e o marido dela, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado. Rosalba não virá ao evento de hoje. O comunicado foi feito à prefeita Micarla de Sousa sob a alegação de compromissos agendados anteriormente na Região do Seridó. Quem também não virá é o senador José Agripino (DEM) que receberá a visita de um filho que mora nos Estados Unidos.

Tanto Agripino como Rosalba enviarão um vídeo com um depoimento sobre a presença de Gustavo no PV.

PROCURA

Ao longo da última semana Gustavo Rosado visitou todos os jornais da cidade para divulgar sua filiação ao PV, menos O Mossoroense. A reportagem tentou contato com ele no final da tarde para que ele passasse as informações, mas ele não atendeu as nossas ligações na tarde de ontem. Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Mossoró, a informação era de que ele estaria em Natal. A própria assessoria também buscou contato com ele para informar o interesse em entrevistá-lo, mas alegou que Gustavo também não atendeu as ligações.

Diretório municipal calcula que mais 500 pessoas se filiem ao Partido Verde neste sábado

Além da filiação de Gustavo Rosado existe a expectativa de 500 pessoas assinem a ficha de filiação do PV no evento de hoje. Os cálculos são do presidente do diretório municipal do partido e secretário de Cidadania, Francisco Carlos. "Esse evento faz parte de uma sequência de 15 encontros que visam fortalecer o partido no Estado, principalmente no interior", explicou.

O encontro contará com a presença dos deputados estaduais Gilson Moura e Paulo Davim, além de todos os vereadores do PV do RN.

O encontro contará ainda com a presença do deputado federal paulista Paulo Tóffono, secretário de formação do PV e um dos articuladores da filiação da senadora Marina Silva. Além dele o diretor da executiva Nordeste do PV Marcelo Silva e membros do PV da Argentina e de Portugal estarão presentes. "O que seria um evento regional ganhou caráter internacional", completa o vice-presidente do PV mossoroense João Gentil.

O vereador natalense Edvan Martins (PV), eleito antecipadamente presidente da Câmara Municipal de Natal para o biênio 2011/12, disse que a filiação de Gustavo não significa que ele será candidato a deputado federal do partido. "Precisamos saber se ele quer. Se esse é o projeto dele. Se for, de nossa parte não faremos objeção", garantiu.

Edvanafirmou que o partido quer no próximo ano dobrar a bancada na Assembleia Legislativa, eleger um deputado federal e indicar o candidato a vice-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário