quarta-feira, 16 de setembro de 2009

REGIONAL

ESTADO :


RN terá mais três UPAs

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a implantação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim, na Grande Natal. A boa notícia foi dada na tarde da última quarta-feira à governadora Wilma de Faria e ao vice-governador Iberê Ferreira. "As UPAs vão ser construídas pelo Governo do Estado e serão operacionalizadas junto com as prefeituras", informou a governadora ao final da audiência com o ministro Temporão.

A governadora Wilma de Faria explicou que a participação do Ministério da Saúde no projeto de implantação das UPAs na Grande Natal será no fornecimento de equipamentos para a estruturação do sistema. Segundo ela, o processo de implantação inicia imediatamente, visto que o Governo do Estado já havia planejado e deu início ao processo de implementação. "As UPAs vêm para diminuir o volume de pessoas e de tratamentos que são feitos em lugares errados. Já temos essa regulação. Ao pronto-socorro só devem ir as pessoas que estão precisando, realmente, de tratamento de urgência; no entanto, os municípios têm a responsabilidade de fazer o atendimento básico, pequenas cirurgias, clínica médica, cardiopatias, doenças que podem ser cuidadas nas unidades básicas", explicou a governadora.

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza disse que essa decisão do Ministério da Saúde marca o início da solução de um problema que tem maltratado muito a população. "À medida que você tenha essas UPAs em funcionamento na Grande Natal evita-se a grande demanda ao Hospital Walfredo Gurgel, que hoje tem ocasionado todo esse problema na saúde da capital e que agora começamos a resolver", ressaltou.

SAMU e UTIs

O Ministério da Saúde também deverá atender ao pedido do Governo do Rio Grande do Norte com relação à ampliação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Caicó e Pau dos Ferros, para complementar a rede de assistência de saúde da população e ajudar a fazer a regulação do sistema. O ministro José Gomes Temporão também prometeu autorizar o credenciamento das UTIs neonatais e adultas. Segundo a governadora Wilma de Faria, o Estado tem 26 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo que precisam desse credenciamento para funcionar, parte delas em Mossoró e Parnamirim. "Esse credenciamento é importante em função das necessidades que estamos tendo por conta de um possível surto da gripe suína (H1N1) no Estado. Então, temos que nos preparar", alertou a governadora.

O Governo do Rio Grande do Norte também solicitou apoio e parceria para a conclusão do Hospital de Oncologia de Caicó para cobrir a demanda de todo o Estado. "Estamos fazendo todas as adaptações no prédio por meio do convênio que fizemos com a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, e agora os equipamentos poderão ser complementados pelo Ministério da Saúde, a fim de atendermos com decência todas as pessoas que precisam de tratamento oncológico (contra o câncer) na cidade de Caicó e região do Seridó", disse Wilma de Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário