sábado, 28 de março de 2009

Cães também podem transmitir leptospirose para humanos

A incidência de leptospirose aumenta muito com o período chuvoso, pois a água das chuvas podem carregar a urina dos ratos contaminada pela bactéria conhecida como leptospira. A leptospirose é uma doença bastante perigosa e pode ser fatal, mas está enganado quem pensa que só os ratos, principais transmissores, podem representar um fator de risco. A médica veterinária Liziane Duarte revela que os animais domésticos, como os cães, também podem ser agentes transmissores da doença para os seres humanos.

A veterinária explica que, se a urina do rato entrar em contato com o alimento ou a água ingeridos pelos animais, da mesma forma que os ratos, os cães podem transmitir a leptospirose. "Se a urina do rato entrar em contato com os restos de alimento dos cachorros ou ainda no recipiente onde se coloca a água, automaticamente, o animal vai adquirir a bactéria", afirma a especialista. Mas, apesar de a principal forma dos cães contraírem a doença ser pela ingestão de alimento ou água, com as chuvas o perigo fica mais eminente.

"A urina dos ratos é carregada pela água na época das chuvas e só o fato de entrar em contato com a pele do cão, mesmo que não esteja lesionada, ela consegue penetrar no organismo do animal. A urina do cachorro, então, pode nos contaminar como a urina dos ratos", esclarece Liziane. O período de chuvas pode elevar o número de casos porque a bactéria leptospira é bastante sensível ao sol e a ambiente seco.

Para evitar que os cães adquiram a doença, a única forma é tentar afastar os ratos, evitando deixar sobras de alimento dos animais expostas. "É difícil para o dono saber se o cão está com sintomas da doença, porque ela se manifesta como outra doença qualquer. O cão fica triste, sem apetite, e o dono precisa levar o cachorro a um veterinário para fazer exames de sangue e de urina", afirma a veterinária.

Mas ela também ressalta que os donos não devem ficar preocupados, pois a doença tem tratamento nos animais e não há necessidade de sacrificá-los. Vale lembrar que pessoas que moram perto de parques, fazendas ou reservas ambientais também podem ser contaminadas por animais silvestres e de produção.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se o ser humano pode pegar lequitospirose da saliva do animal contaminado pois tratei da minha cadela sem luvas estamos preocupados

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o ser humano pode pegar lequitospirose da saliva do animal contaminado pois tratei da minha cadela sem luvas estamos preocupados

    ResponderExcluir
  3. Vc pego lectospurose por ter pegado em cachorro com doença??

    ResponderExcluir