sábado, 5 de dezembro de 2009

Diferente do Rio Grande do Norte, o futebol do Piauí vai do primeiro ao segundo semestre do ano

Para aquelas pessoas que ainda tinham dúvidas de que não é verdadeira a tese utilizada no Rio Grande do Norte de que começar o campeonato estadual logo em janeiro para, no máximo, terminar em abril por determinação da CBF, eis um bom exemplo. Na imprensa do Piauí, o noticiário esportivo traz a informação de que, dirigentes da federação e clubes, ainda avaliam o calendário de 2010.

Segundo o diretor de futebol profissional da Federação de Futebol do Piauí, Daniel Gonçalves, o esboço do calendário elaborado pela FFP, para apreciação com os clubes, prevê o Campeonato Estadual da 1ª Divisão começando em fevereiro e terminando em junho. Ao campeão fica assegurada uma vaga na Copa do Brasil 2011. De fevereiro a maio, será sugerida a realização do Campeonato Piauiense Sub-18.

No segundo semestre, depois da Copa do Mundo, aconteceria o Campeonato Piauiense Sub-15 e a Copa Piauí, aqui voltando ao futebol profissional, no período que iria de setembro a novembro. Além dessas competições locais, o futebol piauiense participará da Copa do Brasil (com Flamengo e Picos), do Campeonato Brasileiro da Série D (com o Flamengo) e da Copa São Paulo de Juniores, com o time do Piauí.

Essa fórmula derruba de forma definitiva a tese dos cartolas potiguares sob a pressão da CBF. Na verdade, o que vem acontecendo mesmo é a própria Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que trabalha para deixar o restante da temporada, depois do Campeonato Estadual, livre para América e ABC que se mantêm em atividade no Campeonato Brasileiro, agora das Séries B e C. Em 2010, no caso da Série C, também com a presença do Alecrim. Se é uma decisão que privilegia ou não as equipes da capital, essa é uma outra história, o que se discute nesta matéria é a falta de verdade e transparência quando anuncia o calendário e suas justificativas. (Com informações do site acessepiaui - Coluna do Buim).


Fonte : Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário