quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais de 5 mil professores serão formados

O Ministério da Educação (MEC) pretende formar mais de cinco mil professores da educação básica no Rio Grande do Norte até 2011.
As inscrições às vagas previstas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica estão abertas. São 598 vagas, apenas em 2009, para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire.
A meta do plano nacional, lançado em 28 de maio deste ano, é formar, entre 2009 e 2011, 5.406 professores que hoje dão aulas sem licenciatura. As vagas são em cursos presenciais e à distância.
Os cursos de formação inicial serão oferecidos por todas as instituições públicas de ensino superior do estado: Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), beneficiando 22 municípios, entre eles, Mossoró, Natal, Apodi, Pau dos Ferros e Caraúbas (veja lista completa no infográfico).
O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire, onde também escolhe o curso que deseja e faz sua inscrição.
Cabe às secretarias estaduais e municipais de educação informar os professores sobre os cursos disponíveis na rede de instituições públicas de ensino superior e analisar as pré-inscrições dos professores na Plataforma Freire (freire.mec.gov.br).
A reportagem tentou falar com Célida Linhares, diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação (12ª DIRED), para saber sobre o andamento do processo de inscrição dos professores, mas não conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário